Engenharia de poços

POÇO WEB

Essa pesquisa tem por objetivo a continuidade no desenvolvimento de modelos e ferramentas computacionais para subsidiar a análise e dimensionamento de revestimentos de poços profundos utilizando confiabilidade estrutural, inclusive com estudos específicos direcionados a sua perfuração em rochas salinas. Também é objetivo do projeto o desenvolvimento de ferramentas para previsão do comportamento de rochas salinas perfuradas por poços de petróleo.

SCORE-TR

Essa pesquisa tem por objetivo disponibilizar uma plataforma que, em tempo real, interprete os valores dos sensores dos poços, e, usando modelos de engenharia de poço, transforme essas informações em fatores de segurança, para facilitar a interpretação do quão perto da falha um determinado poço se encontra. Inicialmente, o modelo usado será o de revestimentos de poços de petróleo, disponível no sistema SCORE, o qual será adaptado para essa análise em tempo real.

SEST POÇO

Essa pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias e ferramentas computacionais voltadas para a fase de início de poço, especialmente para avaliação de parâmetros do solo e da integridade do conjunto solo-revestimento objetivando a incorporação de técnicas robustas à prática de projeto de início de poço.

SIMWEAR

Essa pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias e ferramentas computacionais para previsão de desgaste mecânico em tubulares de revestimento em poços de petróleo, a partir de estudos da trajetória do poço e da determinação do fator de desgaste do material.