LCCV comemora dez anos com palestras e homenagens

Categoria: Destaques, LCCV na mídia, LCCV News, Notícias Comentários: 0 Data de publicação: novembro 22, 2019

LCCV comemora dez anos com palestras e homenagens

Evento de comemoração ocorre ao mesmo tempo que a 9ª Reunião Anual de Acompanhamento do LCCV

Por: Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo – 21/11/2019 às 08h55 – Atualizado em 22/11/2019 às 18h23 –  ASCOM UFAL

foto: Renner Boldrino

Teve início na última terça-feira (19), as atividades que compõem a programação da 9ª edição do Reunião Anual de Acompanhamento (RAA) e dos dez anos do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento contou com uma programação composta por palestras e homenagens.

“O LCCV representa hoje uma reunião de professores, pesquisadores, colaboradores de outros laboratórios, que têm como missão, como objetivo, estudar alternativas que possam servir para o setor de petróleo e gás”, disse a coordenadora administrativa do Laboratório e responsável pela organização do evento, Aline Ramos. “Nós somos o único laboratório que vem trabalhando com o Centro de Pesquisa da Petrobrás”, explicou sobre a importância do LCCV.

Com auditório cheio, o primeiro dia de evento contou com a palestra do professor Eduardo Setton, fundador do LCCV na Ufal em 2006, além de outras apresentações feitas por membros do Laboratório, abordando temas como a Engenharia Naval, Geomecânica e Geologia Estrutural. Ao fim das palestras, Setton foi o responsável por chamar os homenageados, dentre os quais estavam alguns parceiros e membros do LCCV, além da reitora Valéria Correia.

“A gente sempre diz que bom que existe esse prédio e a gente precisa ter toda a Universidade na qualidade dessa construção”, disse a reitora. “Eficiência, competência, tudo soma-se em um projeto que já começa sendo premiado”, falou, taHomenagem-Reitorambém saudando a Pontifícia Universidade Católica (PUC), a Petrobrás, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que são parceiros da Ufal.

Reitora homenageada

A reitora da Ufal, Valéria Correia, foi uma das homenageadas durante a solenidade. A gestora recebeu, pelas mãos dos docentes Eduardo Setton e Aline Ramos o troféu LCCV Ufal 10 anos como reconhecimento a sua contribuição. A inscrição do prêmio agradece o empenho daGestão na manutenção das atividades do Laboratório. “Numa grande crise, seu grande apoio e sensibilidade social, nos permitiu nosso maior crescimento histórico e nossa melhor fase”.

Reunião Anual de Acompanhamento

A 9ª RAA é um evento onde são expostos os trabalhos feitos pelos alunos, professores e pesquisadores contratados para os parceiros do LCCV e para os alunos que têm interesse em entrar no setor de Óleo Gás. A partir dessa exposição, é feito um relatório de gestão do Laboratório, com um viés acadêmico. Isso ocorre, segundo Aline, para que “tenha um acompanhamento do que vem acontecendo durante o ano”, além de demonstrar publicamente os resultados.

Para conferir a entrevista completa com Aline Ramos, confira o nosso Ufal Entrevista aqui.

A semana de comemoração dos dez anos do LCCV encerra nesta sexta-feira (22). Confira abaixo.

FONTE: ufal.edu.br