GP-SUB


Descrição do projeto

Título: Gerenciamento de Projetos em Engenharia Submarina Através de Uma Ferramenta Interoperável de Transformação Digital.
Coordenação: Eduardo Setton Sampaio da Silveira – Professor do magistério superior;
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9693173807382512
Dados gerais:
Tipo de investimento: Pesquisa aplicada
Financiador: Petróleo Brasileiro SA – PETROBRAS
Área tecnológica: Engenharia oceânica
Linha de pesquisa: Modelagem computacional de linhas de ancoragem e de produção
Vigência: 28/09/2022 – 26/09/2025

Motivação:

Objetivo geral:

Esse projeto tem por objetivo expandir o Portal SubWEB na direção das ferramentas de acompanhamento de projeto da engenharia conceitual de sistemas submarinos e de riser rígido e da transformação digital dos dados.

Objetivos específicos:

  • Realizar diagnóstico do fluxo de projeto da engenharia conceitual de sistemas submarinos.
  • Realizar diagnóstico do fluxo de projeto da engenharia de risers rígidos.
  • Aprimorar o entendimento do cálculo de fadiga para Boca de Sino.
  • Implementar aplicação para acompanhamento e gerenciamento de projetos de engenharia conceitual de sistemas submarinos.
  • Implementar aplicação para acompanhamento e gerenciamento de projetos de engenharia de risers rígidos.
  • Implementar uma aplicação para realizar o cálculo da vida útil à fadiga da Boca de Sino e outros suportes.
  • Elaborar documentação das APIs, do projeto e o manual de usuário/desenvolvedor.

Justificativas:

Ao fazer um breve levantamento nas diversas bases de pesquisa encontramos facilmente artigos técnicos e científicos mencionando o baixo grau de maturidade digital na indústria de óleo e gás e, consequentemente, o potencial para aplicação de soluções inteligentes para melhorar a eficiência, produtividade e rentabilidade do setor [1-3]. De acordo com o relatório da Deloitte de 2022 [1], os principais desafios da indústria de O&G, no contento da transformação digital, estão relacionados com a digitalização de processos, a extração de valor dos dados de maneira mais eficiente, estratégias de colaboração, entre outros.

Nesse sentido, observa-se na indústria de O&G a utilização de um arcabouço de ferramentas computacionais de engenharia para resolver problemas específicos, muitas vezes produzindo dados de forma isolada e independente de outras ferramentas. Ao verificar o processo de elaboração de projetos de algumas áreas, ao longo das fases da metodologia FEL, nota-se a ausência de encadeamento das aplicações/dados utilizados nas diversas etapas, ocasionando uma perda na eficiência de desenvolvimento de projetos de engenharia submarina até a obtenção do primeiro óleo.

Assim, é imperativo buscar estratégias que consigam trabalhar no sentido da digitalização de processos e extração de valor de dados de forma mais eficiente, que o corpo técnico envolvido possa elaborar e acompanhar o projeto ao longo do seu ciclo de vida de forma centralizada e colaborativa.

Cabe ressaltar, que embora os fluxos de processo aparentem semelhança entre os diferentes tipos de projetos, as suas particularidades os distinguem, não sendo viável a criação de um ecossistema de projetos genérico o suficiente de modo que atenda essas diferenças. Portanto, deve-se buscar soluções técnicas específicas para cada fluxo de processos a ser mapeado dentro do escopo deste projeto de pesquisa.

Diante disso do exposto, destaca-se a importância deste projeto de pesquisa no âmbito da indústria de O&G, visto que se espera melhorias significativas no processo de elaboração de projeto de engenharia submarina. Neste momento, vislumbra-se os seguintes ganhos: redução de tempo de projeto, padronização de processos, consistência e centralização de dados, automação de relatórios, integração de aplicações, indicadores de desempenho, dentro outros.

Resultados esperados:

  •  Diagnóstico detalhado de cada uma das disciplinas/etapas necessárias para elaboração de projeto conceitual de sistemas submarinos;
  • Diagnóstico detalhado de cada uma das disciplinas/etapas necessárias para elaboração de projeto de riser rígido;
  • Mapeamento do fluxo de processo entre disciplinas para elaboração de projeto conceitual de sistemas submarinos;
  • Mapeamento do fluxo de processo entre disciplinas para elaboração de projeto de riser rígido;
  • Desenvolvimento de aplicação de projeto conceitual de sistemas submarinos;
  • Desenvolvimento de aplicação de projeto de riser rígido;
  • Desenvolvimento de aplicação para armazenamento de dados de equipamentos da
    interface de riser;
  • Desenvolvimento de aplicação para cálculo de fadiga em boca de sino;
  • Desenvolvimento de uma API para automatização de fluxos de processos e etapas nas aplicações de projeto de riser rígido e projeto conceitual de sistemas submarinos.

Benefícios do projeto: