Pesquisadores recebem Prêmio Agustin Ferrante em evento internacional

Categoria: Sem categoria Comentários: 0 Data de publicação: dezembro 4, 2020

Pesquisadores recebem Prêmio Agustin Ferrante em evento internacional

Os pesquisadores Pedro Magalhães e Thiago Barbosa participaram do Prêmio Agustín Ferrante e foram contemplados com o 3º lugar.

Por: Karol Gomes – bolsista de Relações Públicas 

Pedro Magalhães, graduando do 9º período curso de Engenharia Petróleo (UFAL) e Thiago Barbosa, doutorando do PPGEC/UFAL, desenvolveram um trabalho que estuda um fenômeno que ocorre durante a fase de produção dos poços de petróleo, o qual é conhecido como APB (Annular Pressure Buildup). Os pesquisadores foram contemplados com o terceiro lugar do Prêmio Agustín Ferrante, concurso que acontece anualmente pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC). O prêmio foi realizado no XLI Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE-2020), o qual foi realizado de modo virtual entre os dias 16 a 19 de novembro de 2020.

Os pesquisadores explicam que, no artigo desenvolvido é apresentado um modelo computacional de APB, considerando o efeito de interação entre colunas de revestimento (multistring), e sua utilização em um estudo de caso envolvendo esse fenômeno. O APB, ocorre geralmente na fase de produção, quando o fluido quente proveniente do reservatório escoa pelo poço, transferindo calor de forma radial para as camadas mais externas, que possuem temperaturas e pressões mais elevadas, além de não permitir o alívio de pressão nos anulares. O estudo feito, visa minimizar o aumento desse fenômeno.

Pedro Magalhães possui bolsa via PIBIC/UFAL, no qual o Prof. Eduardo Toledo é orientador, e colabora com estudos relacionados ao projeto SCORE “Modelos e Ferramentas Computacionais para Apoio ao Dimensionamento de Revestimentos de Poços”. Thiago Barbosa é contratado do LCCV e pesquisador no projeto SCORE-TR, coordenado pelo professor William Wagner Matos Lira.

No CILAMCE-2020 ON-LINE, todas as apresentações dos minissimpósios ocorreram por meio de vídeos gravados, com duração máxima de 10 minutos cada.

Segue o resumo do trabalho:
Evaluation of Annular Pressure Buildup in Oil Wells

Compartilhar essa publicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *