SEST POÇO


Descrição do projeto

Título: Técnicas de modelagem numérica aplicadas a estimativa de propriedades de solo para projetos de poços de petróleo.
Coordenação: João Paulo Lima Santos – Professor do magistério superior;
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0330108534667053
Dados gerais:
Tipo de investimento: Pesquisa aplicada
Financiador: Petróleo Brasileiro SA – PETROBRAS
Área tecnológica: Engenharia de poços
Linha de pesquisa: Modelagam computacional para análise e projeto de poços
Vigência: 31/07/2018 – 29/07/2021

Motivação:

Objetivo Geral:
Essa pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias e ferramentas computacionais voltadas para a fase de início de poço, especialmente para avaliação de parâmetros do solo e da integridade do conjunto solo- revestimento objetivando a incorporação de técnicas robustas à prática de projeto de início de poço.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver metodologia para aferição de parâmetros de solo baseado em modelos estatísticos;
  • Desenvolver metodologia para assentamento de revestimento condutor com base em modelos confiabísticos (probabilidade de falha);
  • Modelar operações de jateamento de sistemas de revestimento condutor;
  • Modelar cravação de Base Torpedo com calibração a partir de retroanálise de banco de dados operacional;
  • Realizar pesquisas na área de simulação, via método dos elementos finitos, para cálculo e capacidade de carga de condutores, ganho de capacidade de carga com o tempo (efeito setup), dentre outros, em diferentes tipos de
    solo.

Justificativas:

O sistema de revestimento condutor é fundamental para a garantia da integridade estrutural do poço, sendo responsável por grande parte dos esforços construtivos iniciais. A integridade do sistema deve ser avaliada em conjunto com a capacidade de carga do solo, estando diretamente relacionada com as características de instalação do revestimento condutor. O revestimento é projetado para suportar a uma série de esforços durante as condições de serviço e sobrevivência previstas em projeto, dos quais serão transferidos para o solo assentado. Entretanto, os solos naturalmente apresentam propriedades variáveis devido ao próprio processo de formação, o que acarreta incertezas em suas características mecânicas. A partir do emprego de métodos estatísticos e de confiabilidade, pode-se incorporar estas incertezas à análise, tornando-a mais representativa do comportamento observado do solo e de sua interação com os revestimentos. Dessa forma, o desenvolvimento de estratégias para aferição de parâmetros de resistência do solo com base em ferramentas estatísticas torna-se um elemento importante para aspectos de projeto de revestimento condutor, a exemplo de estratégias desenvolvidas em DNV-RP-C207 (2012).

Resultados esperados:

  • Conhecimento produzido: desenvolvimento de estudos numéricos ligados a operação instalação de revestimento condutor;
  • Método:
  • Desenvolvimento de metodologia para assentamento de revestimento condutor com base em modelos confiabilístico;
  • Desenvolvimento de metodologias para aferição de parâmetros de solo baseado em modelos geoestatísticos.
    Produto:
  • Disponibilização de módulos computacionais para avaliação de parâmetros do sol;
  • Disponibilização de módulos computacionais para avaliação do sistema de revestimento condutor com base em modelo confiabilístico.

Benefícios do projeto:
Incorporação de técnicas robustas à prática de projeto de início de poço, impactando diretamente no processo de tomada de decisão do projetista.